Devoção à Nossa Senhora do Carmo

Oração a Nossa Senhora do Carmo pelas almas

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Saúde dos Enfermos, rogai por nós.

Refúgio dos pecadores, rogai por nós.

Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

Ave-Maria

Nossa Senhora do Monte Carmelo.

Amantíssima Mãe do Divino Jesus, que vos dignastes fazer do monte Carmelo, na Terra Santa, um local santificado para a manifestação de vosso celestial poder, sede propícia às minhas preces, ajudai-me na luta contra o pecado, ajudai-me a me tornar digno da clemência de Vosso Filho Nosso senhor Jesus Cristo.

Nossa Senhora, advogada dos aflitos, lançai vosso olhar sobre as almas sofredoras no outro mundo e sobre a alma de....( dizer o nome da pessoa falecida).

Amparai-o com a vossa infinita bondade, rogai a Deus Pai, Todo Poderoso, a Deus Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, a Deus Espírito Santo, pelo perdão de seus pecados, de suas faltas e conduzi a sua alma, talvez ainda sofredora, à luz eterna, à celestial mansão de Deus, dos Anjos, dos Patriarcas, dos Apóstolos, dos Mártires, das almas que se mantiveram firmes na féem vosso Amado FilhoNosso Senhor Jesus Cristo.

Senhora do Carmo, ouvi o seu apelo:" Do abismo clamei a Ti, Senhor.

Senhor, ouvi minha oração".

Nossa Senhora do Carmo, rogai por .....(nome da pessoa).

Nossa Senhora do Carmo, intercedei por .....(nome da pessoa).

Nossa Senhora do Carmo, protegei .....(nome da pessoa).

Oh! Maria Concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Três Vezes.

Rezar um Pai-Nosso, Três Ave-Marias e uma Salve-Rainha.

 

A devoção a Nossa Senhora do Carmo

Onde nasceu (devoção e história)

Nossa Senhora do Carmo

  No dia 16 de julho, celebra-se na Igreja Católica, a memória de Nossa Senhora do Carmo, um título da Virgem Maria que remonta ao século XIII, quando, no Monte Carmelo, Palestina, começou a formar-se um grupo de eremitas. Estes, querendo imitar o exemplo do profeta Elias, reuniram-se ao redor de uma fonte chamada "fonte de Elias", e iniciaram um estilo de vida que, mais tarde, se estenderia ao mundo todo. Devido ao lugar onde nasceu, este grupo de ex-cruzados e eremitas foi chamado de "carmelitas". A história nos assegura que os eremitas construíram também uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora que, mais tarde, e pela mesma circunstância de lugar, seria chamada de "Nossa Senhora do Carmo" ou " Nossa Senhora do Carmelo". Os carmelitas viram-se obrigados a emigrar para a Europa, para continuar a própria vida religiosa e lutar por seu espaço entre as várias ordens mendicantes. O título de Nossa Senhora do Carmo está unido ao "símbolo do escapulário".

     A presença de Maria com o nome de Nossa Senhora do Carmo foi se espalhando por toda a Europa, e esta devoção foi levada para a América Latina, na primeira hora da evangelização. É difícil encontrar uma diocese latino-americana que não tenha, pelo menos, uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Não somente são igrejas matrizes ou catedrais dedicadas à Maria, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, mas também lugarejos, capelas, oratórios etc. Isso prova como esta devoção saiu dos âmbitos restritos dos conventos carmelitanos e se tornou propriedade do povo e da Igreja Universal, como diz o Papa João Paulo II, em sua carta dirigida aos Superiores Gerais do "Carmelo da Antiga Observância e do Carmelo Descalço".

Esta devoção, enraizada no coração do povo, está sendo resgatada, e os devotos de Nossa Senhora do Carmo aumentam cada vez mais.

Texto: Cônego Pedro Carlos Cipolini - Doutor em Teologia (Mariologia); professor titular da PUC–Campinas; membro da Academia Marial de Aparecida

 

Ato de Consagração a Nossa Senhora do Carmo


   Ó Maria, Rainha e Mãe do Carmelo, venho hoje consagrar-me a vós. Tudo o que sou e tudo o que tenho entrego em vossas mãos! Vós olhais com especial bondade os que estão revestidos do vosso Escapulário. Suplico-vos que fortaleçais com o vosso poder a minha franqueza, iluminai a escuridão da minha mente com a vossa sabedoria. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade, para que possa render-vos todos os dias a minha homenagem. Que o santo Escapulário atraia sobre mim o vosso olhar misericordioso. Traga-me a vossa especial proteção nas lutas diárias, para que eu possa ser fiel a vós e ao vosso Divino Filho. Possa o santo Escapulário afastar-me de tudo que é pecaminoso e me lembre sempre o dever de imitar-vos e revestir-me com vossas virtudes. Desde já me esforçai para viver em vossa presença, de vida um espelho da vossa humildade, caridade, paciência, mansidão e empenho!
    Mãe querida, apoiai-me com vosso constante amor, para que eu, vosso filho mais pecador, possa um dia trocar o vosso Escapulário pela veste celestial e viver convosco e os santos do Carmelo no Reino do vosso Filho.

Amém!