Formação
29/05/2019 - O Rosário da Virgem Maria

A Catequese não pode parar...

 O Rosário da Virgem Maria (Rosarium  Virginis Mariae), que ao sopro do Espírito de Deus foi se formando  gradualmente  no segundo milênio, é oração amada por numerosos santos  e estimulada  pelo Magistério.

O Rosário , de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica . Na sobriedade  dos seus elementos, concentra  a profundidade  de toda a mensagem  evangélica , da qual  é quase um compêndio .

Pode haver  também quem tema que o rosário possa  revelar-se pouco ecumênico pelo seu caráter marcadamente  mariano. Na verdade, situa-se  no mais claro  horizonte de um culto  à Mãe de Deus  tal como  o Concílio delineou : um culto  orientado  ao centro  cristológico  da fé cristã , de forma que, “ honrando a Mãe, melhor se conheça , ame e glorifique  o Filho”. Se adequadamente  compreendido, o Rosário é certamente uma ajuda, não um obstáculo , para o ecumenismo!

Portanto, a mais perfeita de todas as devoções é incontestavelmente  aquela que nos configura , une e consagra  mais perfeitamente  a Jesus Cristo. Ora, sendo Maria entre todas as criaturas a mais configurada a Jesus Cristo, daí se conclui  que de todas as devoções, a que melhor  consagra e configura  uma alma a Nosso Senhor é a devoção a Maria, sua santa Mãe; e quanto mais uma  alma for consagrada a Maria, tanto mais será a Jesus Cristo”. Nunca como  no Rosário o caminho de Cristo e o de Maria aparecem unidos  tão profundamente. Maria só vive em Cristo e em função de Cristo!

Por que não retomar na mão o Terço  com a fé  dos que nos precederam? O Rosário conserva  toda a sua força e permanece  um recurso não descurável na bagagem pastoral de todo evangelizador.

Fonte:Rosarium Virginis Mariae

Papa João Paulo II

1ª Edição 2016

Pastoral Bíblico Catequética – Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Postado por: Maria Geralda Silva